A hipótese avançada pelo Governo de criar um aeroporto para voos de baixo custo, que pode ser instalado em Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, volta a trazer à discussão os problemas de acessibilidades que se vivem na cidade.
A ideia de transformar o aeródromo de Alverca num aeroporto que funcione como complemento ao da Portela, em Lisboa, já não é recente mas voltou a ser colocada em cima da mesa no âmbito do Plano Estratégico dos Transportes.
A CDU, que não se manifesta contra um projecto “que não se conhece”, enumera no entanto as desvantagens da ideia numa cidade que ainda não tem solução para a construção de uma variante urbana. “Todos conhecemos as fragilidades que hoje a cidade de Alverca já tem a nível de acessibilidades. Também todos nós conhecemos os prejuízos em qualidade ambiental que um aeroporto acarreta, desde o ruído, ao acréscimo exponencial de tráfego e ao aumento da poluição”, sublinha Nuno Libório, vereador da CDU na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha, considera que o projecto de um espaço de aviação ligeiro seria vantajoso para o município. “Só tenho pena de que isso ainda não esteja definido porque potenciaria o desenvolvimento económico de toda a zona”, comentou na última reunião de câmara, realiza ao final da tarde de quarta-feira, 19 de Outubro.
O vereador da Coligação Novo Rumo (PSD, CDS-PP, MPT, PPM), Rui Rei, lembra que a hipótese faz sentido sobretudo porque quem sair do aeroporto poderá chegar a Lisboa em poucos minutos de comboio. Rui Rei acrescenta ainda que o investimento potenciaria o desenvolvimento económico do concelho.
Notícia retirada de http://www.omirante.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário